quinta-feira, 19 de maio de 2011

ELEIÇÃO PARA DIRETOR E VICE-DIRETOR DO CERES/UFRN



CHAPA “UNIDOS SOMOS MAIS”

Candidata a Diretora: Ana Aires
Candidato a Vice: Mário Lourenço


PROPOSTAS

Prezados professores e professoras, funcionários e funcionárias, alunos e alunas e comunidade seridoense

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte como importante Instituição Pública de Ensino Superior do Rio Grande do Norte ocupa, conforme expressa o seu Plano de Desenvolvimento Institucional/2010-2019, papel estratégico na condução de um projeto de desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, cuja função primordial se encaminha para a formação humana e profissional, com destaque para o respeito aos princípios da ética, da democracia e do pluralismo de ideias.
O Centro de Ensino Superior do Seridó-CERES, Campus de Caicó e Currais Novos, atualmente composto pelos cursos presenciais de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Sistemas de Informação e Turismo, destaca-se, estrategicamente, e de forma indispensável, na condução desse Plano de Desenvolvimento Institucional, objetivando o desenvolvimento da região do Seridó, sem negligenciar a sua área de fronteira com a Paraíba e as contribuições necessárias aos grandes desafios no âmbito do próprio Rio Grande do Norte.
Desse entendimento, decorre o desafio e a importância de buscarmos reconfigurar a identidade institucional do CERES, a partir do compromisso com uma gestão que se revele de forma transparente e colegiada. Compreendemos, entretanto, que tal gestão depende, não somente da ação e da ousadia dos seus representantes legais, mas, principalmente, da ação cooperada de todos os que compõem a comunidade universitária do CERES. Este propósito nos obriga a pensar estratégias políticas, administrativas e acadêmicas mediante as quais o foco da gestão se desloque da centralidade para a interação, para a discussão e para o embate de ideias.
Nesses termos, apresentamos os Princípios e as Propostas da chapa “UNIDOS SOMOS MAIS”, que compõem seu programa, com o objetivo de promover, uma vez escolhida, mudanças no âmbito do CERES, estimular o debate com todos os segmentos que compõem a comunidade universitária e expressar o forte propósito de gerir com responsabilidade os destinos deste Centro Acadêmico, sem abrir mão da transparência e do diálogo, eixos centrais na implementação da gestão democrática. Abaixo está o registro de algumas ações que pretendemos efetivar no período compreendido entre 2011 e 2015, entendendo que outras poderão e deverão ser acrescidas em conformidade com a dinâmica institucional.

INFRAESTRUTURA: expressa o compromisso com a criação das condições para o bom desempenho das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.
- Viabilizar junto aos setores competentes a aquisição de equipamentos e materiais básicos, a exemplo de computadores, data shows, mapas, mesas, birôs, papel, impressoras, com vistas ao funcionamento das salas de aula, das salas de professores, dos laboratórios e dos grupos de pesquisas e dos espaços administrativos como coordenações departamentos e secretarias;
- Instalar projetor de multimídias nas salas de aula;
- Aperfeiçoar a logística de funcionamento dos turnos matutino, vespertino e noturno, particularmente em relação ao atendimento ao aluno;
- Implementar a acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais nos ambientes dos campi;
- Discutir formas de ampliar, reestruturar e otimizar os espaços físicos com o objetivo de melhorar as atividades pedagógicas, acadêmicas e de gestão do Centro;
- Desenvolver um trabalho de organização estética dos campi do CERES: Caicó e Currais Novos, a exemplo do Campus Central;
- Apoiar as iniciativas de criação de projetos para concorrer a editais com o fim de contribuir para melhoria da infraestrutura dos laboratórios, do Museu, das bibliotecas, da pós-graduação;
- Criar novas salas para docentes nos campi de Caicó e Currais Novos;
- Proporcionar acesso gratuito à internet sem fio nos campi do CERES (sistema wireless);
- Substituir carteiras antigas por novos modelos mais confortáveis;
- Pensar um espaço adequado e seguro para os vigilantes;
- Discutir e implementar as decisões com vistas à construção de ginásio de esportes – nos dois campi do CERES – com o fim de proporcionar  o treinamento e a participação dos alunos em eventos desportivos e comunitários, podendo ser usados também para outros eventos.

ATIVIDADES ACADÊMICAS: expressa o compromisso com a qualidade da formação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
- Incentivar e apoiar a criação de programas de pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu;
- Pensar, juntamente com os pesquisadores, espaços mais adequados para o funcionamento dos grupos de pesquisa, como também a expansão dos grupos existentes e a criação de novos grupos;
- Apoiar e consolidar o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CERES - SEPE;
- Apoiar as atividades do Ensino à Distância;
- Fortalecer as Empresas Juniores como espaço de aprendizagem e formação;
- Incentivar a participação ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência /PIBID com o objetivo de elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura do CERES;
- Incentivar a participação no Programa de Educação Tutoral/PET – Conexão de Saberes, de forma que contribua para a qualidade da formação profissional;
- Criar Setor de Estágio com o fim de discutir e decidir sobre questões de estrutura organizacional que viabilizem as atividades práticas nos dois campi (Caicó e Currais Novos);
- Apoiar as iniciativas de professores, estudantes e servidores que favoreçam a aprendizagem e a formação profissional;
- Apoiar e criar melhores condições para que a Incubadora de Projetos da Economia solidária funcione com pleno êxito;
- Criar estratégias de motivação para a frequência às bibliotecas do CERES;
- Cultivar a cultura da biblioteca como espaço de pesquisa, produção e arquivo do saber.

RELAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE: expressa o compromisso com o fortalecimento, a integração, a difusão e a aplicação do conhecimento em diferentes espaços sociais.
- Apoiar e incentivar atividades que permitam o intercâmbio com a sociedade;
- Valorizar a criação de atividades acadêmicas que envolvam pessoas de saber popular;
- Incentivar a apresentação de publicações de autores da região, objetivando a interação de ideias;
- Discutir e implantar o cursinho – em parceria com o DA – para alunos do Ensino Médio, como espaço de formação e estágio dos concluintes, além de prestação de serviço à comunidade;
- Apoiar e incentivar as atividades de extensão com o objetivo de fortalecer os vínculos com a sociedade;
- Estreitar vínculos com os movimentos sociais;
- Incentivar a participação no Colegiado da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó/ADESE, como um espaço de fomento a formação.

CULTURA: expressa o compromisso com a criação de estratégias e ações para uma política cultural no CERES.
- Pensar, juntamente com os docentes, discentes e funcionários, uma política cultural para o CERES com o objetivo de promover e divulgar as manifestações artísticas e os eventos educativos;
- Incentivar a formação de grupos permanentes de arte (teatro, música, dança, entre outros);
- Criar calendário de eventos culturais articulado com a Pró-Reitoria de Extensão objetivando de trazer para Caicó e Currais Novos grupos artísticos mantidos pela UFRN;
- Participar de Editais que viabilizem a criação no CERES de um CINECLUBE;
- Incentivar a participação de alunos, professores e funcionários em eventos culturais;
- Buscar apoio para a criação de eventos culturais (festival de música, literário, artesanato, artes visuais, entre outros).

FINANCEIRO-ORÇAMENTÁRIO: expressa o compromisso com a política de gerenciamento dos recursos financeiros.
- Lidar, de forma transparente com as rubricas orçamentárias;
- Discutir democraticamente o orçamento nos fóruns superiores e do CERES e em assembleias gerais;
- Buscar novas fontes de recursos para o CERES, ampliando as já existentes;
- Planejar antecipadamente o orçamento com base no ano anterior.

AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO: expressa o compromisso com a discussão, a reflexão e o acompanhamento dos planos de gestão.
- Promover discussões anuais objetivando a avaliação e o acompanhamento dos planos de trabalho dos gestores: diretores, chefias de departamentos, coordenadores de curso, chefes de setores técnicos.

CORPO DOCENTE: expressa o compromisso com as professoras e os professores do CERES.
- Estabelecer uma política permanente de diálogo com os Departamentos e Coordenações de curso;
- Pensar, juntamente com os docentes, as estratégias de publicação de livros a partir das teses, dissertações e pesquisas;
- Avaliar as condições de trabalho na perspectiva da formulação de uma política de incentivo a produção e socialização do saber;
- Incentivar a qualificação continuada;
- Apoiar as iniciativas e projetos que tenham em vista a formação profissional dos discentes, a cidadania e a relação com os problemas sociais.

CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO: expressa o compromisso com os servidores técnico-administrativos.
- Estabelecer uma política permanente de diálogo com os servidores técnico-administrativos;
- Incentivar a qualificação dos servidores técnico-administrativos;
- Avaliar, juntamente com os servidores, as condições de trabalho com vistas a inibir os riscos a saúde;
- Apoiar a participação dos servidores em eventos no âmbito da UFRN e em outros espaços, trazendo para o CERES aqueles identificados pela categoria como fundamentais;
- Valorizar as atividades desenvolvidas pelos funcionários técnicos;
- Ampliar o quadro de servidores da segurança.

CORPO DISCENTE: expressa o compromisso com os alunos da graduação e da pós-graduação.
- Dialogar de forma permanente com os discentes visando à melhoria do ensino de graduação e dos espaços de convivência nos campi;
- Pensar, conjuntamente, o desporto universitário e formas de custear a participação dos alunos em eventos do gênero com o objetivo de melhorar questões relacionadas à saúde, ao lazer e à cultura desportiva;
- Discutir e acompanhar as necessidades dos discentes nas residências universitárias;
- Apoiar a participação dos alunos em eventos no âmbito da UFRN, CERES e em outros espaços;
- Pensar, juntamente com os alunos, um espaço mais adequado para o funcionamento do Diretório Acadêmico, a exemplo da nova sede construída no Campus Central.

GESTÃO: Expressa a concepção de gestão a ser desenvolvida no CERES.
- Discutir, juntamente com os representantes docentes, as decisões a serem tomadas quando da participação nos Colegiados Superiores, CONSUNI, CONSEPE, CONSAD;
- Estimular a participação dos representantes nos diversos fóruns e comissões de coordenadores, de licenciaturas, de estágios supervisionados;
- Pensar, de forma coletiva, o destino financeiro dos serviços terceirizados, tornando-os mais transparentes;
- Estabelecer diálogo permanente e trabalho cooperativo entre direção e vice-direção e destes com a comunidade universitária;
- Estimular a criação de portais com o fim de divulgar e socializar informações, como também receber sugestões da comunidade universitária do CERES;
- Proporcionar um estudo que estimule o debate em vista da criação de novos cursos de Graduação para o CERES.



Ana Maria Pereira Aires – Candidata a Diretora
Mário Lourenço de Medeiros – Candidata a Vice-diretor



E-mail: anairesemario@gmail.com

Grupo de Discussão: anairesemario@googlegroups.com

Twitter: @anairesemario

Blog: anairesemario.blogspot.com




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